sábado, 2 de outubro de 2010

Casa de Câmara e Cadeia




Sua construção foi iniciada em 2 de setembro de 1740 tendo sido concluída em 1744. Documentos relatam que o então governador João de Tefé, propôs a El-Rei que fosse cobrados impostos do meio tostão por cada cabeça de gado que fosse abatido para a Bahia e Rio de Janeiro, para com esses impostos serem construídos a Cadeia e Casa da Câmara, em três vilas, inclusive a de Icó. Em 20 de Abril de 1882, foi baixado um decreto
criando a Capela no interior da Penitenciária, que guarda em seu interior a imagem de São Domingos (protetor dos presidiários). O prédio possui dois pavimentos. Faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Igreja do Sr. do Bonfim



Construída aproximadamente em 1749. No seu interior no altar principal, abriga a imagem do Senhor do Bonfim. Segundo a tradição popular, a referida imagem foi trazida da Bahia, provavelmente de Salvador, acompanhada de uma procissão de fiéis, que num ato de fé e devoção, fizeram todo percurso a pé. No dia 1º de janeiro de cada ano, a cidade inteira se agita para comemorar a Festa do Senhor do Bonfim. É um acontecimento de beleza ímpar, cuja festa tem início com uma procissão, onde a imagem é conduzida por uma multidão de devotos contritos, entoando cânticos sacros pelas ruas principais da cidade, ornamentada de luzes nos grandes arcos e o chão coberto de tapetes de serragem coloridas. Na ocasião da chegada do Santo à Igreja, milhares de fogos de artifício são queimados, produzindo estrondos inigualáveis enchendo o Céu de luzes e fumaça. Faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário